...
Site
...
http://email.blogspot.com
...
ÍNDICE:
● ***** B●
● ***** BIT
● ***** BYTE
● ***** C
● ***** CARREGADOR - ver - WILDCHARGE
● ***** CASSETES áudio E discos ANTIGOS - sua TRANSFORMAÇÃO em CDs
● ***** CURSO de WINDOWS - cONCEITOS bÁSICOS
● ***** E
● ***** DISCOS antigos E cassetes ÁUDIO - sua
TRANSFORMAÇÃO em CDs
● ***** ERGONOMIAdeOlhoNoComputador
●E
● ***** ENCERRARoWINDOWS
●● ***** ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA - NOVA EB 2008 - v. NAVEGAR É PRECISO
● ***** ERGONOMIAeSTARbEMaOcOMPUTADOR
●● ***** GPS - NOVO MODELO VIA MICHELIN LANÇADO PELA NET-BIT v. NAVEGAR É PRECISO
●I
●●*****INFORMÁTICA
● ***** INICIARoWINDOWS
●M
●● *****NADAseráCOMOdantes
●● ***** MINI-RATO - v. NAVEGAR É PRECISO
● ***** N
●● *****NADAseráCOMOdantes
●● ***** NAVEGAR É PRECISO
● *****O
● *****OLHOnoComputador
● ***** P
● ***** PEN DIVE DUCACI
● *****PROGRAMAAquedáOnomeDe
● ***** PROTEGERoCOMPUTADOR
● S
●***** Rato MX AIR
● ***** SEMPREaMELHORAR
● ***** SOMdeQUALIDADE
● ***** T
● ***** TEMPO INFORMÁTICO
● ***** TELEFONARgrátis
● *****TRANSFORMAÇÃOemCDsDeCASSETESáudioEdiscosANTIGOS
● ***** V
● ***** VERIFIQUEseSABE
● ***** VERIFIQUEseSABE1,2,3,...
● ***** VIGARICE - VÍRUS, saque de dinheiro e não só.
● ***** W ●
● ***** WILDCHARGE
● ***** WINDOWSvista ●
...............................................................................................................................................................................................
..............
.......
...
..
.
Data: Fri, 16 Feb 2007 19:44:15 +0000 (GMT)
De: "José Patrício"
Assunto: ENCERRARoINDOWS
Para: "MARIA ADELAIDE"
Cc: "Luís Guarda Cunha"
ENCERRAR O WINDOWS
…
Após haver concluído todas as tarefas com o computador no Windows poderá desligar o computador. Tome atenção aos passos seguintes:
Já no momento em que inicia a sessão no Windows centenas de ficheiros são carregados. Durante o seu trabalho com programas diversos, o seu computador estará a depositar continuamente informações específicas no disco rígido e na memória principal. Estes dados deverão ser guardados de forma ordenada ou eliminados, caso não necessite mais deles, antes que o computador seja desactivado. Por esse motivo, nunca desligue o seu computador através do botão de energia. Este procedimento poderá ocasionar a perda de dados e danos no sistema operativo.
Para encerrar o Windows dirija-se ao canto inferior esquerdo do seu ecrã. Uma vez que o menu Iniciar é o botão central do sistema operativo gráfico, necessitará dele também para encerrar a sua sessão. Efectue clique sobre o botão de comando Iniciar e seleccione o comando Encerrar do menu Iniciar.
O que se passará exactamente está a depender se guardou todos os documentos acessados. Se este for o caso, o ecrã escurecerá e receberá a caixa de diálogo Encerrar o Windows. Na caixa de diálogo, active a opção Encerrar e prima o ENTER ou efectue clique sobre o botão de comando OK.
Caso haja acessado a documentos de aplicações do Windows que ainda não foram guardados, receberá um comunicado alertando – o para esse facto e ser – lhe – à oferecida a possibilidade de gravá – los. Todavia se não precisar deles deverá efectuar clique sobre a opção Não da caixa de diálogo que aparece.
Em seguida, o Windows desactiva automaticamente todas as aplicações e a sessão é encerrada. Posteriormente, o ecrã escurece e no meio do ecrã aparexce a inscrição a vermelho “Pode desligar o computador”. Só neste momento deverá premir o botão de força para desligar o computador. Os computadores modernos desligam automaticamente após alguns segundos, sem que seja necessário desactivar o botão de força
Data: Sun, 11 Feb 2007 08:18:31 +0000 (GMT)
De: "José Patrício"
O Yahoo! DomainKeys confirmou que esta mensagem foi realmente enviada pelo yahoo.com.br. Mais informações
Assunto: MUDANÇAS NO QUOTIDIANO
Para: "LUÍS SANTOS CUNHA"
MUDANÇASNOQUOTIDIANO
…
Por Gil Montalverde
…
Há alguns anos fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que numa cidade da Europa onde me encontrava andavam com um telemóvel nas ruas. Hoje existem em Portugal mais telemóveis registados do que o número de habitantes.
Eu próprio me sinto quase em pânico se saio de casa sem ele. O mesmo acontece agora com o s leitores de MP3 (1). Quem os não tem entre os mais jovens e mesmo ao nível etário intermédio? Apresentamos dois dispositivos para os quais se adivinha o mesmo fenómeno.
Novo GPS (3) Michelin
Serão poucos os que não anseiam ter um GPS para os ajudar nas viagens de carro. Quando apareceram eram caros. Estão a tornar – se cada vez mais baratos e com mais informação. Dentro de pouco tempo serão tão naturais como ter um telemóvel. O novo GPS X950 da Via Michelin, com todos os seus Guias, ajuda – o a encontrar toda a informação que pretende quando conduz. Tudo tem tempo real. 218 Euros para Portugal/Espanha e 328 Euros para a Europa. Itinerários alternativos se as condições de tráfico não forem as melhores, graças a um receptor FM, detalhe na estrada ou nas cidades, mesmo a numeração dos prédios, guia de voz com mudança de idioma, o Guia Verde para a informação turística e o Vermelho para encontrar um hotel ou restaurante por categoria ou preço, etc. fácil, eficaz e completo tem outra qualidade que vai apreciar. Para além de se poder fixar na viatura, torna – se portátil e transporta – se no bolso ou na mão ( 137 g .). Vire à direita a 100 metros . Não falta muito para pertencer ao nosso quotidiano. (Netbit: 213616310)
XMOD (4)
Um pequeno dispositivo do tamanho de um telemóvel converte de forma instantânea qualquer arquivo MP3 (1) numa quantidade superior mesmo à dos CDs originais, apenas comparável ao obtido num estúdio de gravação. Com uma entrada directa de áudio para qualquer tipo de reprodutor MP3 (1) melhora de forma automática o som. A Creative utiliza no Xmod (4 )a sua tecnologia X-Fi Crystalizer que analisa a música MP3 (1) , identifica que partes do som transferidas ou danificadas durante a compressão e de imediato restaura selectivamente os altos e baixos deteriorados durante a compressão. Uma outra função, estabelece um som envolvente virtual através de colunas ou auscultadores. Custa a crer que nuns simples auscultadores seja possível sentir o som como se estivesse num estúdio de gravação ou no centro da acção de um filme. Mais de 100 pessoas ouvem música no formato MP3 (1) , WMA (5) ou AAC (6) em PC (7) ou Mac (8) e em reprodutores MP 3 (1). Quer sentir – se como se o seu cantor preferido estivesse a tocar para si num concerto privado? Esta é a experiência que o Xmod (4) proporciona. Em breve fará parte dos dispositivos que nos acompanham diariamente (PVP:79,90 E)
ajuda@gil.com.pt
(1 ) - MP3
Definição
(Motion Picture Experts Group, Audio Layer 3)
Formato de compressão de dados audio nascido em 1992 fundamentando – se em bases psicoacústicas como le Mini-Disc, por exemplo com um ratio (2) de compressão de 1 à 10 sem perda audível de qualidade sonora.
(2) ratio – razão, proporção, relação
(3) GPS
Definição
(Anglais : Global Positioning System)
Sistema de posicionamento por satéllite funtionando em todo o mundo.
(4) - Xmodem
Definição
Protocolo de comunicação interada nas aplicações de comunicação para transferir dos ficheirros utilisando uma linha telefónica e um modem.
(5) - WMA
(Anglais : Windows Media Audio).
Formato de compressão audio derivado do MPEG 4 da Microsoft oferecendo uma taxa de compressão mais importante do que a do MP3 (1).
(6) - AAC
Definição
(Anglais : Advanced Audio Coding )
AAC est uma codificação deb som estandardizado pela ISO. Comprado ao MP3 (1), l'AAC (6) proporciona uma qualidade de reprodução musical superior para os débitos mais fracos e pode receber até 48 canais de som.
Este formato foi concebido na óptica da difusão em linha (streaming). É, assim, o formato concebido para codificar a música de Tunes Music Store, de preferência ao formato MP3 (1) por exemplo. Não obstante as suas qualidades intrínsecas, está ainda longe de igualar a omnipresença do MP3 (1).
(7) - PC
Definição
(Personnal Computer).
Computador pessoall. Nome dado a uma geração de computadores concebidos de início para serem utilissados individualmente.
(8) - MAC
Definição
(Inglês : Media Access Control)
Parte do modelo de dados IEE duma rede. A MAC implementa o protocolo que controla o acesso à rede. Um MAC Ethernet utiliza um método de acesso CSMA/CD (9). Un MAC Token Ring utiliza um método de acesso Token.
(9) - CSMA/CD
Definição
(Inglês : Carrier-Sense Multiple Access with Collision Detection)
Acesso múltiplo com escuta do mensageiro e detecção de colisões : Controle e acesso ao cabo de uma rede bus (10) Este método permite a uma estação ouvir o suporte físico da ligação (cabo ou fibra) para determinar se uma outra estação transmite uma estrutura de dados (determinado nível de luz ou tensão eléctrica). Se não for o caso ela pode por sua vez emitir. Todavia o acesso múltiplo implica que várias estações possam emitir no mesmo momento o que provoca uma colisão (logo uma perda de dados) ; como as estações captam também as colisões, sabem e devem reemitir depois de terem esperado durante um espaço de tempo aleatório.
(10) - Bus
Definição
(Abréviation de : omnibus)
Supportede transferência de informação entre os diferentes conjuntos de um computador Da sua amplitde em bits e da sua frequência depende a sua rapidez. Há bus de dados internos na carte mère et des bus d'extensões ISA, PCI, AGP ou VLB..
PLACA MÃE
Dwfenição
(Inglês : Motherboard)
(Italiano : Scheda madre)
É a placa principal do micro – computador que recebe o microprocessador, as placas de memória o bus, que recebe o microprocessador, os Bancos de Memória RAM, o bus, os cartões de memória específicos e os conectores de extensões (pra a inserção daes placas adicionais : placa gráfica, modem, etc..).
ISA
Definição
(Industry Standard Architecture)
Concepção en bus do PC/XT. Permite a adjunção de vários adaptadore ao micro-computador pela introdução de placas de extensão nos conectores de 8 ou 16 bits e que atingem respectivamente velocidades de 6 MHz e 8 MHz. O conceito ISA integra um cartão de memória tampão entre o bus da unidade central e o local de instalação ISA. Esta placa de memória adiciona estados de espera d'E-S pour permitir às undades centrais adaptar - se mais rapidamente às velocidaes do bus ISA.
PCI
Definição
(Inglês : Peripheral Component Interconnect)
Bus 32-bits ou 64-bits baseados na arquitectura do bus local. Este conceito fornece ao bus PCI une via de acesso directo à unidade central. Esta conexão directa entre a unidade central e os locais de bus locais permitindo transferências de dados à velocidade do relógio sistema, que pode atingir velocidades de 66 MHz, mesmo de 100 MHz. O bus PCI suporta o "bus-director" e permite a integração directa de dez periféricos (por exemplo, unidades vídeo, de rede e SCSI) sobre o bus local.
O bus PCI permite um débito de 132 Mo/s, ou seja 16 mais que um bus ISA, e 4 vezes mais que um bus EISA. Está destinado a aplicações em banda larga (multimédia, por exemplo).
AGP
Définition
(Anglais : Accelerated Graphic Port)
(Espagnol : Puerto de Gráficos Acelerado)
Bus développé par Intel et spécialement destiné aux cartes graphiques. La vitesse de ce bus est de 66 Mhz dans toutes les versions. Il est capable par DMA (direct Memory Access) de prendre le contrôle de la mémoire et de transférer directement des informations de celle-ci. Cette caractéristique est également implantée dans le bus PCI. Les spécifications d'INTEL proposent 3 modes de fonctionnement:
L'AGP 1X, avec un débit théorique de 264 MB/s sur 32 bits.
L'AGP 2X: celui-ci permet de charger les informations 1 fois sur la partie montante de l'horloge, une fois sur la partie descendante. Ce bus est gérer par les circuits d'interface Intel 440 LX, EX, ZX et BX.
L'AGP 4X utilise le même bus à 66 Mhz que ses prédécesseurs, mais dédouble les informations chargées sur les flancs montants et descendants de l'horloge. Ce type de bus implique que la mémoire vive soit suffisamment rapide. Il existe une spécification supérieure, extension de l'AGP 4X, dénommée AGP Pro qui est destinée aux futures stations de travail. La spécificité est liée à l'alimentation électrique de la carte (50W pour l'AGP Pro 50 et 110 W pour l'AGP 110 contre 25 W pour l'AGP 4X). Le taux de transfert atteint 1,07 GB/s avec une tension d'alimentation de la carte graphique de 1,5 V.
Sorti réellement début 2003, l 'AGP 8X reste en 32 bits. Seule réelle avancée, le transfert atteint en théorie jusqu'à 2,13 GB / s. En pratique, le gain de performance est inférieur à 5% par rapport à l'AGP 4X. L'AGP est en mesure de détecter le mode de fonctionnement AGP de la carte graphique. Comme la tension d'alimentation de la carte graphique passe à 0,8V. Cette différence de tension explique qu'une carte mère gérant l'AGP 8X peut accepter des cartes AGP 2X et 4X, mais pas des cartes AGP 1X de la première génération.
Par comparaison, le bus ISA ne faisait que 16 MB/s et le bus PCI 132 MB/s.
VLB
Definição
(VESA Local bus).
Standard de bus local definido pelo consortium VESA (agrupamento de vários construtores de PC e de peiféricos). Ce standard autorisa a permuta directa de dados com o processador.
_________________________________________________
Data: Fri, 9 Feb 2007 22:32:13 +0000 (GMT)
De: "José Patrício"
Assunto: TESTE
Para: "MARIA ADELAIDE"
RESPOSTAS
VERIFIQUEseSABE1
Ref. Terça-feira, 30 de Janeiro de 2007
I
1 – Como se designa o processo de entrada de dados no computador?
Imput.
2 – Como é que se designa o processo de saída de dados do computador’
Output
3 – O que significa informática?
Informação automática
4 – Defina componentes físicos e componentes lógicos.
Componentes físicos – Hardware (componente do sistema que pode ser visto ou tocado)
Componentes lógicos – Software (conjunto de instruções electrónicas que dizem ao computador o que deve fazer)
II
Diga se são verdadeiras ou falsas as afirmações:
…
A informática é a informação automatizada. – V -
O Hardware é um conjunto de programas que permitem o funcionamento do computador. – F –
O computador é uma máquina de tratamento de informação que actualmente se considera obsoleto. - F -
O Rato e o Teclado são periféricos de output. – F –
Entende – se por Hardware todos os componentes físicos do computador. – V -
O CPU é responsável pela gestão de todo o computador – V -
... ...
... ...
INICIAROWINDOWS
Como INICIAR o Windows?
INICIAR O WINDOWS
…
Para iniciar o Windows necessitará apenas de ligar o seu computador e também o monitor. Após haver activado o computador e também o monitor.
O QUE ELE FAZ A SEGUIR – Após haver ligado o computador ele é submetido a um controle de funções. O BIOS (Basic Imput, Output System) impele computador a verificar todos os componentes disponíveis, tais domo disco/s) rígido (s), unidades de disquetes e CD – ROM, memória principal e placas gráficas, para que ele possa desta forma entrar em operação. Este procedimento poderá ser acompanhado sobre o ecrã da maior parte dos computadores.
CARREGAMENTO – Poucos segundos aos estes comunicados, receberá no seu ecrã a superfície gráfica inicial com o logótipo do Windows. Neste momento o seu disco rígido estará a trabalhar arduamente, para carregar centenas de ficheiros de sistema, tipos de letra e dispositivos e iniciará os primeiros programas.
REDE NO WINDOWS – Numa rede Windows, ou no caso e que a gestão de utilizadores haja sido activada, receberá após um curto período de tempo a caixa de diálogo introduzir palavra asse de rede. Digite o seu nome no campo Nome do utilizador e no campo palavra – passe, a palavra – passe que definiu no momento da instalação. Em seguida prima a tecla ENTER ou efectue clque sobre o botão de comando OK.
Após haver concluído todas as tarefas com o computador no Wnndows, poderá desligar o seu computador
ÍNDICE: BIT
SOMDEQUALIDADE SOM DE QUALIDADE
Trade-off ~Amplifier Utensílio (device ) que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma grande quantidade de energia. |
E-mail1 Agenda veri informáticA
● BIT
●BYTE
●ERGONOMIA
Olá, spielenschach[Sair, Minha conta]
· E-mail -
· Ajuda
EMAIL2
1) VERIFIQUEseSABE2:
a)
P – O que é a informática?
R – A informática é a ciência do tratamento automático da informação.
RESENHA HISTÓRICA – De « INFORmação AutoMÁTICA». Palavra inventada em 1962 por P. Dreyfus. A Academia Francesa repudiou aceitar em 1966 a definição seguinte : « ciência do tratamento racional, especialmente por máquinas automáticas, da informação considerada como o suporte dos conhecimentos humanos e das comunicações nos domínios económico, técnico e social. »
A disciplina nasceu da premente necessidade nas mesas de balística do exército americano durante a segunda guerra mundial. Estas mesas, necessárias para saber onde iam cair os obuses depois de disparados, exigiam milhares de horas de cálculo pelo que era necessário automatizá – lo. A informática nasceu, pois, do cálculo. Mas só nos anos cinquenta se começou a tratar da informação em geral que lhe deu o nome. A informática é pois a ciência do tratamento automático da informação.
A principal crítica que se faz à informática é a sua carência quase total de fundamentos teóricos,
Une citação cómica : « Imaginem que todas as segundas – feiras os vossos sapatos explodiam se não os atacassem do modo habitual. É isso precisamente que nos acontece a toda a hora com os ordenadores e ninguém pensa em lamentar – se », Jeff Raskin.
A tradução nos Estados Unidos é correntemente Informação Tecnológica ; No Reino Unido diz – se de preferência Ciência do Computador (expressão universitária a nível mundial); no que diz respeito a Bruxelas, os eurofuncionários escrevem directamente Informática.
b) P – Qual a diferença entre um BIT e um BYTE?
R – Um Bit (dígito binário) é a mais pequena unidade de informação que um computador pode tratar.
Um byte é composto por oito bits.
ERGONOMIAeSTARbEMaOcOMPUTADOR
«ERGONOMIA»
2) ESTAR BEM AO COMPUTADOR
Segundo os dados da organização mundial de saúde, cerca de 80 % da população mundial sofrerá de dores nas costas. As principais causas prendem – se com estilos de vida mais sedentários que nos deixa sentados horas a fio, no ecrã do computador ou à televisão. A postura correcta no local de trabalho é uma das soluções para contornar o problema, a que se somam a prática de actividades físicas e a adopção de uma alimentação mais saudável.
Os olhos e a coluna são os grandes sacrificados de um dia passado em frente ao computador, mas os problemas podem ser minimizados.
As constantes dores de costas, de cabeça e os olhos cansados são os primeiros sinais de que algo está errado. Cadeiras pouco ergonómicas no local de trabalho, má postura à secretária e uso diário do computador podem ser a explicação para esses sintomas. Por isso, a mudança de alguns hábitos enquanto trabalha, é uma das medidas essenciais para evitar males irremediáveis.
Novos Hábitos
As indicações para a adopção de uma postura correcta são parte integrante das consultas de medicina do trabalho, mas a verdade é que, na grande maioria das vezes, esses bons conselhos são desvalorizados ou poucas vezes tidos em conta a longo prazo. E a verdade é que nem são muito difíceis de pôr em prática:
POSTURA
Procure ter as costas sempre direitas, evitando olhar prolongadamente para baixo ou para cima, para o que muito contribuirá uma correcta colocação do ecrã do computador ao nível dos olhos.
CADEIRA
Na medida do possível deve ser adoptada uma cadeira adequada, preferencialmente giratória, permitindo que o encosto forme um ângulo recto com as pernas.
PAUSAS
De horas em horas deve levantar – se e, se possível, fazer alguns exercícios de alongamento.
CUIDAR DOS OLHOS
Já no caso dos olhos, e também no que diz respeito a uma utilização continuada do computador, os problemas prendem – se com o surgimento de queixas ligadas ao cansaço da vista e dores de cabeça. Também nestes casos é preciso lembrar um conjunto de medidas simples que podem ajudar a minimizar estes problemas:
LUZ do tecto ou natural não deve incidir directamente no monitor, evitando – se que se reflicta directamente nos olhos. Se não puder ser contornado, o melhor é adoptar óculos com lentes anti reflexo.
MONITOR
Tal como para evitar dores nas costas, o monitor deve estar ao nível dos olhos, a meio metro do utilizado, sendo ainda aconselhável a sua colocação em posição frontal e não de lado, o que acontece com demasiada frequência.
EXERCÍCIO
Finalmente, deve exercitar a vista, tentando, de vez em quando, focar objectos a diferentes distâncias.
assim se faz:
Ajuste a cadeira conforme a sua estatura, mantendo os pés bem assentes no piso e com as pernas em posição perpendicular.
Coloque o monitor numa posição que não deve ser nem demasiado alta nem demasiado baixa em relação aos olhos.
Desvie os olhos do monitor de meia em meia hora e fixe objectos a diferentes distâncias
Adopte um tapete de rato com apoio para o pulso e um apoio para os pés caso sinta a secretária demasiado alta.
Faça pequenos exercícios para descomprimir e aliviar a tensão muscular.
1) O modo mais simples é colocar o cursor do rato no final da linha e teclar em ENTER.
2)Programas, Apliações ou apenas Software, são ferramentas (não físicas) que possibiltam a elaboração ou execução específica de trabalhos feitos em computador. Ex.: Word, Excel, Power Point, Access, Corel, AutoCad, etc., etc., etc
Hardware e Software são os dois componentes básicos do sistema do computador. O software é um conjunto de instruções electrónicas que «dizem» ao computador o que fazer. Embora o software não seja visível nem possa ser tocado, já o pacote em que o software é fornecido pode ser visto ou tocado
RESPOSTA ÀS QUESTÕES ANTERIORES
Para ver as respostas também pode clicar em
http://utib.blogspot.com/Depois em VIEW MY COMPLETRE PROFILE e depois em
VERIFIQUE SE SABE
VERIFIQEseSABE6
●●● ***** GRAVARDOCUMENTOprocedimento - Como procede para: a) Gravar um documento pela primeira vez? b) Guardar no disquete um documento pela primeira vez?Resposta: a) Colocar o cursor do RATO do lado direito do documento em cima e clicar na cruzinha (x) e depois na caixa de diálogo que aparece clicar em sim e depois aparecem os arquivos e clica naquele em que quer guardar.
b) Clica do mesmo mododo lado direito e clica em sim na caixa de diálogo. Quando aparecem os documentos para guardar clica no v dorectângulo superior do lado esquerdo e clica depois em disquete.
●●● *****PROGRAMAAquedáOnomeDe - A que dá o nome de programa?Resposta: Programas, Apliações ou apenas Software, são ferramentas (não físicas) que possibiltam a elaboração ou execução específica de trabalhos feitos em computador. Ex.: Word, Excel, Power Point, Access, Corel, AutoCad, etc., etc., etc
Hardware e Software são os dois componentes básicos do sistema do computador. O software é um conjunto de instruções electrónicas que «dizem» ao computador o que fazer. Embora o software não seja visível nem possa ser tocado, já o pacote em que o software é fornecido pode ser visto ou tocado
●●●A que dá o nome de software do sistema operativo?Resposta: O software é um conjunto de instruções lectrónicas que dizem ao computador o que deve fazer.
●●●A que dá o nome de monitor?
●●●Para que serve o software do sistema operativo?
●●●A que dá o nome de monitor?
●●●Para que serve o software do sistema operativo
RESPOSTA ÀS QUES TÕES DO DIA 18DEZ05
A que dá o nome de data?
●●●DATA – Qualquer ou a totalidade de unidades de informação: números, letras, símbolos, factos, afirmações – que podem ser processados ou gerados pelo computador
a. A que dá o nome de imput?
b.E output, o que é?
●●●IMPUT/OUTPUT (I/O) – Um processo de introduzir DATA (dados) num computador (imput) ou tirá – los para fora (output)▬
●●●▬●●●▬●●●▬20DEZ2005
1) Uma vez aberto o computador, como procede para INICIAR?
2) A que dá o nome de cathode – ray tube (tubo de raios cátodo)
RESPOSTA:
●●●INICIAR – para iniciar coloca A SETA do rato no ícone INICIAR do lado esuerdo ao fundo e clica. Nalguns computadores é preciso clicar duas vezes. A seguir procura OS MEUS DOCUMENTOS, O MEU COMPUTADOR... e clica.
●●●CATHODE – RAY – TUBE (CRT) – tubo de raios cátodo - É um tubo de vácuo usado para reproduzir uma imagem num receptor de televisão, num aparelho de radar ou no terminal de televisão.▬
●●●▬●●●▬●●●▬23DEZ2005
1) Sabe que caracteres são símbolos incluindo as letras do alfabeto, números, sinais de pontuação e símbolos matemáticos.
Como procede para apagar um carácter à esquerda do cursor, carrega onde? E à direita?
2) A que dá o nome de OVERLAY?
VERIFIQEseSABE3
RESPOSTAS
…
1) Se carregar na tecla Backspace (espaço à retaguarda), apagará o carácter situado à esquerda do cursor.
A tecla BACKSPACE (espaço à retaguarda), é uma tecla existente, normalmente, imediatamente paralela aos Fs (F10, F11...) e que tem uma pequena seta orientada para trás.
Se carregar na tecla DELETE (apagar) apagará o carácter situado à direita do cursor.
Já sabe o que é o cursor, aquele tracinho vertical que pisca constantemente.
…
2) OVERLAY – é uma técnica usada para utilizar programas que são demasiado grandes para um sistema de memória: Uma parte do programa é executada e, a seguir, serão trazidas para execução rotinas habituais tomando o lugar do programa que já foi utilizado e, portanto já não é necessário, saíu.
▬●●●▬●●●▬●●●▬
4JAN.2005
VERIFIQEseSABE4
…
1.a).Os ____(?)____ são utilizados como unidades de medida para a quantidade de informação que um determinado suporte pode armazenar. Por exemplo um CD pode ser de ____()____.
b).O que é um bit?
2.O que chama package software?
RESPOSTA ÀS QUESTÕES DO DIA ANTERIOR
VERIFIQEseSABE4
●23DEZ2005
RESPOSTAS…1) Se carregar na tecla Backspace (espaço à retaguarda), apagará o carácter situado à esquerda do cursor.A tecla BACKSPACE (espaço à retaguarda), é uma tecla existente, normalmente, imediatamente paralela aos Fs (F10, F11...) e que tem uma pequena seta orientada para trás.Se carregar na tecla DELETE (apagar) apagará o carácter situado à direita do cursor.Já sabe o que é o cursor, aquele tracinho vertical que pisca constantemente.…2) OVERLAY – é uma técnica usada para utilizar programas que são demasiado grandes para um sistema de memória: Uma parte do programa é executada e, a seguir, serão trazidas para execução rotinas habituais tomando o lugar do programa que já foi utilizado e, portanto já não é necessário, saiu.
RESPOSTA ÀS QUESTÕES ANTERIORESPara ver as respostas também pode clicar emhttp://utib.blogspot.com/
Depois em VIEW MY COMPLETRE PROFILE e depois em
VERIFIQUE SE SABE▬
●●●▬●●●▬●●●▬RESPOSTA ÀS QUESTÕES ANTERIORES
●Para ver as respostas também pode clicar em
●http://utib.blogspot.com/
●
Depois em VIEW MY COMPLETRE PROFILE e depois em
●VERIFIQUE SE SABE por ordem alfabética.▬
●●●▬7JAN2006
VERIFIQUE SE SABE…
1.a).A WORL WIDE WEB será a mesma coisa que a Internet?
b) Qual a diferença?
2) O que é um kilobyte?
▬●●●▬●●●▬●●●▬
VERIFIQEseSABE5
RESPOSTA ÀS QUESTÕES ANTERIORES
1.a) Byte. Os Bytes São Utilizados Como Unidade De Medida Para A Quantidade De Informação Que Um Determinado Suporte Pode Armazenar.
Por exemplo um CD pode armazenar 700 bytes enquanto que uma disquete não chega a armazenar 1500 bytes.
BYTE é um Carácter. Um Carácter Pode Ser um Número, uma Letra ou um Símbolo.b).Um BIT é a mais pequena quantidade de informação que um computador pode tratar.
Oito BITS compõem um BYTE.
2) PACAGE SOFTWARE É A MESMA COISA QUE canned software – canned em inglês significa enlatado, portanto iremos traduzir canned por pré – gravado com a ideia de que é qualquer coisa que não se pode alterar como um CD – ROM, por exemplo. «canned software» será um programa ou série de programas para usar sem terem de ser alterados. Muitos destes programas incluem instruções codificadas para prevenir cópias (copyng) , portanto alterações são extremamente difíceis de executar, senão impossíveis
▬●●●▬●●●▬●●●▬
●PARA VER AS RESPOSTAS TAMBÉM PODE CLICAR EM
●http://utib.blogspot.com/
●Depois em VIEW MY COMPLETRE PROFILE e depois em
●VERIFIQUE SE SABE por ordem alfabética.
▬●●●▬SEGUINTE
VERIFIQEseSABE7
24JAN 2006
1)Já dissemos que um byte é um carácter que pode ser um número, uma letra ou um símbolo e também dissemos que um byte é composto por 8 bits (dígitos binários) e que um bit é a mais pequena unidade de informação que um computador pode tratar. Também disséssemos que o kylobyte vale aproximadamente 1000 bytes (1 k = 1024 caracteres, mais ou menos uma página de texto escrita com entrelinhamento duplo).
Responda agora : O que é um Megabyte (MB)?
2) A que dá o nome de ferramenta?R1 - Um Megabyte (MB) é aproximadamente 1000 vezes um Kilobyte (K)[corresponde a 1 048 576 caracteres. É aproximadamente o mesmo que um livro]
R2 - Na vida quotidiana, uma ferramenta, é um utensílio mais ou menos imprescindível que nos permite a realização de tarefas.
Em informática passa – se o mesmo. Uma ferramenta é denominda de aplicação ou Software e serve para realizar tarefas que de outra forma não poderiam ser executadas ou simplesmente para auxiliar o utilizador na realização dessas tarefas.
Paralelamente `vida quotidiana onde podemos encontrar utensílios para tudo, também na informática existe aplicações para realizar todo o tipo de tarefas tais como:
Escrever
Calcular
Desenhar
Tratar imagens
Tratar documentos
Ouvir música
Ver vídeo
Enviar e receber faxes
Enviar e receber mensagens
Ver e conversar em tempo real com amigos
arturmalinin@aeiou.pt;alvesgordo@aeiou.pt;regina@aeiou.pt;alcina40@aeiou.pt;alvesgordo@aeiou.pt
●●● SEMPREaMELHORAR
À medida que a informática avança, esta tecnologia, como acontece com todas as restantes, melhora o que já existe.
Lembrem – se da disquete como único dispositivo amovível e a velocidade de 1x do primeiro leitor de CD_Rom e aos processadores de há dois ano atrás, enfim, todo o hardware e as limitações que impunham ou o que foi possível alcançar e que desconhecíamos até aí.
O QUE FALTAVA AOS PORTÁTEIS
Os portáteis eram muito dispendiosos e limitados nas capacidades. O aumento da procura fez baixar os preços, a nova tecnologia trouxe ecrãs de dimensões confortáveis e até panorâmicos, a miniaturização de componentes aumentou as suas capacidades e igualam o desempenho dos PCs de secretária. A portabilidade agrada ao utilizador que facilmente os transporta consigo para onde quer, em viagens de férias, etc. No entanto uma coisa existe e existiu sempre, embora de menos importância num uso mais moderado mas que se tornou problema de certo modo grave. Havia necessidade de o resolver por ser prejudicial no uso intensivo. A posição do ecrã, estando o notebook em cima de uma mesa, leva a uma posição deficiente da coluna cervical e é sabido que o limite superior do monitor deve estar na horizontal dos nossos olhos ou mesmo 15 graus acima Outro problema menos importante é o desconforto e deficiente posição dos pulsos (tendinites) com teclados muito mais pequenos do que os dos PCs, sem teclado numérico, etc. Ora a Logitech que mais tem investido na criação de periféricos ergonómicos acaba de laçar no mercado o Logitech Alto, um novo teclado completo com suporte elevatório para computadores portáteis, que combina as vantagens de um notebook com o conforto de um teclado de secretária. O alto abre - se como um livro. De um lado uma plataforma angulosa para portáteis que eleva o plano de leitura do ecrã do notebook até ao nível dos olhos do utilizador na distância ideal em relação ao monitor. Do outro, ao nível da mesa, um teclado normal Logitech, com controles de média e volume e teclas adicionais de acesso às aplicações mais utilizadas, pastas e Internet, libertando as mãos das limitações do teclado fixo. Assim se evitam as posturas incómodas dos portáteis. Liga – se através de uma porta USB do portátil mas tem 3 portas USB2 próprias. Pela nossa saúde e conforto vale bem 99, 99 Euros.
TELEFONARgrátis
A tecnologia VOIP veio permitir chamadas grátis através da Internet. Todos sabem fazê – lo através do Messenger, Skype, etc. entre computadores. Porque estão à espera de utilizar um melhor sistema que permite falar de graça para telefones fixos em Portugal e mais 35 países entre os quais Estados Unidos, França, Austrália… (a lista é longa). Inscreva – se no VoipBuster em www.voipbuster.com. Paga 10 Euros por 120 dias mas nunca perderá esse dinheiro que se utiliza quando o p ou falar para outros países período terminar ou falar para outros países (Ex: Brasil a 0, 034 Euros/minuto) ou para telemóveis muito barato. E quando estiver a esgotar, faz nova compra de 10 Euros.
ajuda@gil.com.pt
--------------------------------------------------------------------------------
Junte-se à evolução comunicacional - os seus amigos vão dar por isso! Clique aqui!
●●● NADAseráCOMOdantes●CASSETESáudioEdiscosANTIGOSsuaTRANSFORMAÇÃOemCDs●DISCOSantigosEcassetesÁUDIOsuaTRANSFORMAÇÃOemCDs●WINDOWSvista●
NADAseráCOMOdantes.doc (1258KB)
inform_dux@hotmail.com;
Cabeçalho compacto|Visualização da mensagem completa
José Patrício
ExibirPara:
arturmalinin@aeiou.pt; alvesgordo@aeiou.pt; regina@aeiou.pt; alcina4@aeiou.pt; m_adelaide2000@sapo.pt; justinocorreia@sapo.pt; ulapes@aeiou.pt; xxicofrio@hotmail.com
NADAseráCOMOdantes.doc (1258KB)
NADA SERÁ COMO DANTES
(Figura1e2)
Apesar dos avanços constantes, há certos momentos na história da informática que são saltos tão importantes trazendo consigo uma série de transformações que obrigam a não poder voltar atrás.
Por Gil Montalverde
O gigante dos sistemas operativos acaba de o fazer mais uma vez, mostrando que o seu Windows Vista é uma nova fase no processo de trabalhar com computadores.
Nada será Como Dantes,
A partir do momento em que o utilizador comece a compreender tudo aquilo que o Windows Vista oferece. é que levará um certo tempo a usufruir da maior parte dos melhoramentos que, para além do impressionante aspecto visual quando aparece o ambiente visual a 3D, não são de imediato visíveis. A Microsoft aposta na segurança, clareza e conectividade. Mas a segurança obriga a protecção. O utilizador pode escolher entre várias versões a que mais se adapta ás suas necessidades. São muitas as publicações para nos orientarem a escolha e com ela trabalhar. Windows Vista Revista Oficial da Microsoft, o suplemento oficial da PC – Guia de Abril. O livro Guia Prático do Windows Vista de António Eduardo Marques, Windows Vista para Totó da Porto Editora (não se preocupem com o termo pois o livro é uma ajuda de consulta rápida muito eficiente)
Até ao Introduction to Windows vista da Microsoft Press, a escolha é vasta e rica em pormenores. Mas a Microsoft. Mas a Microsoft tem no seu site um programa gratuito, o Windows Vista Upgrade Advisor, que corre no XP informa se o PC cumpre os mínimos de hardware, se existem controladores para todos os dispositivos ou qual a versão mais indicada. Difícil dizer aqui o que há de melhor: Melhor desempenho, mais velocidade, Internet Explorer mais seguro, anti-phishing com defesa contra roubo d códigos e informações pessoais, controlo parental para segurança das crianças no acesso a sites perniciosos, criação de sistemas de rede mais intuitiva e a grande aposta em Multimédia: Visualização, edição, gestão. Um Windows Media Player que pela primeira vez permite ripar CDs para WAVE e criar Áudio a partir de Wave.
O Que Não Queremos Perder,
Precisamente porque nada será como dantes e muita gente está preocupada, são os discos de vinil e cassetes de áudio à beira de desaparecerem os respectivos leitores (a culpa não é do Vista). A Creative, sempre atenta, resolveu o problema com o dispositivo CONNECT que estabelece a ligação entre um computador, através da porta USB, e um sistema hi-fi. Converte os discos e cassetes que estamos a correr no gira-discos ou leitor de cassetes para MP3 e portanto para um CD. Passa o analógico para digital remove mesmo a sibilação e crepitação, melhorando imenso a qualidade graças ao software incluído e aos conectores analógicos banhados a oro. Não perca por 50 Euros.
MAI07
ajuda@gil.com.pt
Fgura2
=VOC=
MP3
Definição
(Motion Picture Experts Group, Audio Layer 3)
Formato de compressão de dados audio nascido em 1992 fundamentando – se em bases psicoacústicas como le Mini-Disc, por exemplo com um ratio (2) de compressão de 1 à 10 sem perda audível de qualidade sonora.
DEFINIÇÃO
(Français : table d'échantillons)
o princípio utilizado pela "placa de ondas" consiste em stocar numa memória de sons reais numerados e em explorá - los em seguida através de um sintetizador encarregado de modificar o conteúdo, a frequência, o ataque o timbre, etc.
Wave Table
Définition
(Français : table d'échantillons)
Le principe utilisé par les "tables d'ondes" consiste à stocker dans une mémoire des sons réels numérisés et à les exploiter ensuite par un synthétiseur chargé d'en modifier l'enveloppe, la fréquence, l'attaque, le timbre, etc.
*****************
*******************************
*************************************************************************************
*****ERGONOMIAdeOlhoNoComputador
OLHOnoComputador
*
Data: Fri, 16 Feb 2007 19:44:15 +0000 (GMT)
De: "José Patrício" Ver detalhes do contato
Assunto: DE OLHO NO COMPUTADOR
Para: "MARIA ADELAIDE" , "alcina40@aeiou.pt" , "Regina Malinin Biblioteca" , "LUÍS SANTOS CUNHA" , "cunha Cunhass" , "FRANCISCO GONÇALVES" , "Artur Malin Internet" , "justino_correia@sapo.pt" , "orquidea20@sapo.pt" , "José Patrício" , "VÍTOR"
Cc: "Luís Guarda Cunha
DE OLHO NO COMPUTADOR
………
Não há provas de que o computador cause lesões. Mas o seu uso prolongado causa desconforto que é possível evitar com a ajuda de gestos simples, em casa e no trabalho.
-------
-------
O computador assumiu um lugar de destaque entre as ferramentas de trabalho. Ao mesmo tempo conquistou muito do tempo de lazer de crianças, jovens e adultos. E até os idosos já se vão rendendo. Passa – se cada vez mais tempo de frente ao ecrã, desempenhando das tarefas mais simples às mais complexas, entre documentos de todo o tipo, pesquisa, conversas on-line e entretenimento.
O resultado reflecte – se muitas vezes nos olhos. O desconforto ocular é uma realidade partilhada pelos utentes intensivos do computador, com queixas de cansaço, ardor, sensação de olho seco, visão turva ou dupla, dores de pescoço e de cabeça, sensibilidade acrescida à luz, dificuldade em mudar o ponto de focagem, alteração na visão de cores.
É que, para os olhos, o computador representa um esforço para o qual não foram concebidos. Por oposição a todos os demais objectos em que os olhos se centram, o computador é formado por pontos minúsculos – os pixels – de focagem extremamente difícil, o que exige uma tensão permanente dos músculos oculares. Ora, quanto mais horas se permanece em frente ao ecrã, maior o esforço e, inevitavelmente, maior desconforto.
Isto não significa que o ecrã do computador seja lesivo para os olhos. Não existem, aliás, provas de que a visão saia danificada: é certo que os computadores emitem radiações, mas são de baixa intensidade, insuficientes para produzir danos como as cataratas.
Ainda assim, importa cuidar da saúde dos olhos quando o computador é um instrumento do dia – a – dia.
O primeiro passo a dar inclui uma visita ao oftalmologista de modo a fazer uma avaliação global da visão e, caso já se seja portador de óculos ou lentes de contacto, proceder a um eventual ajuste. Existem, aliás, lentes com tratamento anti – reflexo, concebidas especialmente para os utilizadores do computador e que permitem minimizar o impacto da luminosidade emitida pelo ecrã.
CuidarDoConfortoVisual
De seguida, é conveniente ajustar o posto de trabalho de modo a reduzir o desconforto. Assim é útil possuir uma cadeira ergonómica que seja ajustável: os olhos não saem directamente a ganhar, mas o conforto é imprescindível quando se passam longas horas na mesma posição. Ajustada deve ser a posição do computador, com o ecrã a cerca de 50 centímetros de distância dos olhos, uma distância um pouco maior do que a usada para leitura e em linha recta. Se o computador estiver demasiado elevado ou demasiado baixo exige um esforço adicional do pescoço e, em consequência, força os olhos a mudar o ponto de focagem, o que induz cansaço. Pelas mesmas razões, os materiais necessários para o trabalho devem estar próximos do computador.
O reflexo e a luminosidade directa são dos principais inimigos dos olhos, pelo que pode ser necessário colocar um filtro de protecção sobre o ecrã do computador e regular o brilho e o contraste de modo a que as letras se leiam com facilidade. Devem igualmente ser tidos alguns cuidados com a iluminação – o ideal é usar luz indirecta usando cortinas ou persianas por forma a quebrar a incidência da luz externa e, assim, evitar reflexos no ecrã. Sempre que possível, é de evitar que o computador esteja colocado em frente a uma janela ou parede branca.
Em nome do conforto visual, é ainda necessário limpar o ecrã do computador com regularidade – o pó acumula – se muito facilmente o que deteriora a imagem e exige um esforço adicional dos olhos.
Aos olhos é, aliás, necessário dar descanso, fazendo pausas regulares – cinco minutos por cada hora de trabalho é recomendado. Basta fechar os olhos e relaxar por instantes. E mudar de posição, levantar – se, andar um pouco, de modo a prevenir a fadiga muscular. De volta ao trabalho, há que pestanejar com frequência – uma das consequências do uso prolongado do computador é o olho seco, que se previne pestanejando: o vaivém das pálpebras produz lágrimas que ajudam a hidratar os olhos. Se necessário pode recorrer – se a soluções humidificantes (lágrimas artificiais), um recurso, aliás, recomendado para quem usa lentes de contacto.
É certo que não há provas de que o uso do computador seja nocivo para os olhos. Mas é conveniente estar atento ao desconforto – se for prolongado e acompanhado de alterações na visão, deve suscitar uma ida ao oftalmologista, pois pode ser sinal de um problema mais sério. Porém, para a maioria das pessoas, pequenas medidas são suficientes para manter os olhos descansados e prontos para as tarefas de enfrentar os pixels.
__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/
*****************
*******************************
*************************************************************************************
*****PROTEGERoCOMPUTADOR -
Proteja seu PC em 3 passos
Com toda a extensa cobertura nos veículos de comunicação sobre vírus maliciosos e worms, pode ser confuso manter-se atualizado com as últimas notícias para assegurar que seu PC está protegido. Infelizmente, vírus de computador existem. Mas tenha certeza que o MSN e Microsoft estão plenamente comprometidos em levar a você recomendações e ferramentas de fácil utilização para ajudá-lo na proteção de seu PC. Há três passos que você deve tomar para melhor a segurança do seu computador:
Usar um firewall de Internet
Antes de conectar o computador à Internet, você deve instalar um firewall. Ele é um componente de software ou de hardware que ajuda a proteger seu PC contra hackers e muitos vírus e worms de computador. >>>
Obter atualizações para o computador
O sistema operacional Microsoft Windows® XP inclui o recurso Atualizações Automáticas, que pode baixar automaticamente as atualizações de segurança mais recentes da Microsoft enquanto seu computador está ligado e conectado à Internet. >>>
Usar um software antivírus atualizado
O software antivírus é um programa que vem instalado no computador ou que você adquire e instala. Ele ajuda a proteger seu computador contra a maioria dos vírus, worms, cavalos de Tróia e outros invasores indesejados que possam deixar seu computador "doente".
CURSOdeWINDOWScONCEITOSbÁSICOS
Introdução
Este é um capítulo elementar. Nele são apresentados os elementos básicos essenciais para que o utilizador se possa familiarizar com o ambiente geral do Windows 98 e com todos os elementos que constituem o seu interface. De referir que este ambiente será a plataforma de trabalho e o ponto de partida para se efectuar qualquer tipo de tarefa no Windows 98. Por esse motivo, sublinha-se aqui a especial atenção que deve colocar ao estudar este capítulo.
Para os utilizadores que conhecem a versão anterior (Windows 95), muito rapidamente ficarão familiarizados com o Windows 98.
Para os utilizadores que vão agora ter o primeiro contacto com o Windows, os conceitos e elementos aqui apresentados são fundamentais para poder evoluir facilmente ao longo deste manual e, consequentemente, utilizar o Sistema Operativo Windows 98 de um modo mais expedito.
Iniciar uma sessão do Windows 98
Para iniciar uma sessão de trabalho no Windows no 98, basta ligar o seu computador e aguardar pelo processo de iniciação do Sistema. Logo de seguida verá aparecer uma série de mensagens no écran; essas mensagens referem-se ao carregamento do sistema operativo. Terminando este processo, aparecera o logotipo do Windows 98 seguido do respectivo Ambiente de trabalho.
Nota: Para finalizar uma sessão do Windows 98 poderá utilizar o menu Iniciar e escolher a opção Encerrar.
Objectos do Ambiente de Trabalho
Ambiente de Trabalho é o nome dado a toda a informação visível e exposta no écran. O ambiente de trabalho do Windows 98 é constituído por vários ícones, dispostos junto à margem esquerda do écran. Os ícones são pequenos elementos gráficos que representam programas, documentos, aplicações ou mesmo elementos de configuração. Existem vários ícones no ambiente de trabalho, embora os mais comuns sejam:
O Meu Computador à Os Meus Documentos à Reciclagem
Para além dos ícones, existem ainda outros elementos, os quais são chamados atalhos. Um atalho, tal como o nome indica, é a forma mais fácil e rápida de chegar a um determinado local (programa, ficheiro, pasta, impressora, disco ou disquete, etc.).
Existe no Ambiente de Trabalho uma barra, denominada Barra de Tarefas. Nessa barra está incluído o botão Iniciar ( [Windows] ) e ainda as janelas que estiverem a ser utilizadas.
Menu Iniciar
Como o nome indica, é o menu que surge quando pressiona a tecla [Windows] e é aqui que se encontram todas as opções que permitem aceder a todos os programas e documentos disponíveis no seu computador, personalizar a aparência do Ambiente de Trabalho, encontrar documentos no seu disco ou num disco de rede, aceder a tópicos de ajuda, finalizar o Windows, etc. Para tal basta abrir o menu iniciar e com as teclas direccionais escolher a opção pretendida. Algumas opções têm submenus que podem ser acedidos com a tecla direccional da direita e se precisar de fazer o inverso utiliza a tecla esquerda.
O que são Janelas?
Apresentação
As estruturas rectangulares que suportam toda a plataforma de trabalho do ambiente Windows 98 deram por si só o nome a este programa. De facto, todos os trabalhos realizados por este sistema operativo, assim como em qualquer outra aplicação que trabalhe com base neste, estão contidos nestas estruturas designadas por Janelas.
Esta analogia tem também implícita a faculdade das mesmas poderem estar abertas ou fechadas, assim como de poderem mostrar ou ocultar os conteúdos aos quais dão acesso.
Uma das grandes vantagens do Windows é o facto de se poderem utilizar várias aplicações em simultâneo, tendo cada uma delas um espaço próprio no écran permitindo assim individualizar a respectiva informação, sem contudo perder a capacidade de intercâmbio da mesma. A este sistema de trabalho simultâneo e ao mesmo tempo individualizado, dá-se o nome de Multitarefa.
Sempre que abrir uma pasta ou unidade de disco o conteúdo das mesmas estará no interior das janelas.
Elementos constituintes de uma janela:
Área de Título – área que exibe o nome da aplicação ou documento.
Barra de Menus – barra que contém os menus e opções para operar com as janelas e seu conteúdo.
Área de Trabalho – interior da janela.
Objectos
Na Área de Trabalho estão patentes diversos ícones que representam aplicações, documentos, vistos, etc.. Os ícones intitulados: O Meu Computador, Vizinhança na Rede, são exemplos de alguns objectos que normalmente se encontram na Área de Trabalho.
Menus dos objectos ou menus de contexto
Em diversas situações pressionar a tecla [Menu de Contexto] provoca o aparecimento de um pequeno menu relativo ao objecto seleccionado.
Por exemplo, ao premir a tecla [Menu de Contexto] sobre uma qualquer pasta obtém-se uma lista de comandos específicos dessa pasta. Estes menus, comuns não só ao Windows 98 como também às aplicações desenvolvidas para este ambiente, designam-se por menus de contexto. Em seguida apresentam-se algumas explicações das convenções utilizadas nos menus de contexto:
* Algumas das opções têm submenus, que o sintetizador avisará que eles existem, podendo o utilizador aceder a esses submenus através da tecla direccional direita e a tecla direccional esquerda para voltar atrás.
* Existem algumas opções que não podem ser acedidas avisando o sintetizador com um sinal sonoro.
* Alguns comandos podem estar ou não activos. (O sintetizador também fornece essa informação).
Ajuda no Windows
O Windows 98 possui um autêntico manual incorporado. Sempre que surgir alguma duvida, o utilizador pode recorrer ao sistema de ajuda para obter esclarecimentos.
Obter ajuda no Windows
A maioria dos programas do Windows incluem, na respectiva Barra de Menus, um menu de Ajuda a que pode aceder a qualquer momento. Premindo a tecla [F1] consegue o mesmo resultado.
A ajuda do Windows está organizada com três separadores, a saber:
Índice – permite visualizar os tópicos gerais da ajuda;
Se pretender mais informações sobre determinado tópico, basta dar [Enter] no tópico pretendido.
Índice remissivo – permite identificar tópicos de ajuda detalhados e ordenados por ordem alfabética. Ao digitar-se texto na caixa de texto desta pasta, o Windows vai seleccionando o tópico que respeita à introdução feita.
O separador Índice remissivo, torna-se útil quando o utilizador pretende encontrar determinado assunto de um modo rápido. O utilizador deverá digitar na caixa de texto, a palavra ou frase que identifica o assunto pretendido. Para visualizar o seu conteúdo, faça [Enter] no tópico pretendido.
Procurar – utilitário que permite localizar uma determinada palavra ou frase específica.
Na caixa de texto, digite as letras (poderá usar metacaracteres) que compõem o assunto pretendido. O sistema de ajuda responde, apresentando na caixa posterior os tópicos correspondentes às letras digitadas naquela caixa de texto.
Após ter encontrado o tópico pretendido, faça [Alt] + [M] para mostrar o conteúdo.
********************************************************************************
***********************
*********************************************************************************
TEMPO INFORMÁTICO
*********************
As novidades em computadores e outros instrumentos com eles relacionados não param de nos espantar, dando-nos uma visão maravilhosa que contrasta com certos desequilíbrios de deste mundo global em que vivemos. Talvez para não perder de todo a esperança de que o homem mudará alguns dos rumos que desumanamente tem percorrido.
Substituídos já por muita gente os telefones fixos pelos telemóveis, estabelecidas redes de sem fios que ligam vários computadores, retirados os fios de acessórios que ligam ao PC por Infravermelhos ou FM, Internet sem fios em qualquer lugar, o caminho certo com GPS (a), entramos, também em Informática, na era espacial: a utilização do Ar.
O Rato MX AIR da Logitech causou sensação na presente apresentação dos produtos daquela marca, onde estiveram outras novidades a referir em breve. A partir de agora, este rato de linhas elegantes, tanto funciona na secretária como no ar. Os movimentos da mão determinam a posição do cursor e nem é necessário apontá-lo para o monitor. Os comandos e os botões também lá estão. Tecnologia de movimento Freespace, comandos por estes e sem fios, com bateria recarregável numa base, é o descanso absoluto para o utilizador que pode navegar, consultar, abrir ficheiros, aceder a conteúdos multimédia, tudo à distância, sentado num sofá, como se estivesse a ver televisão. Os sensores distinguem mesmo os movimentos acidentais e involuntários da mão. Mas se a rodar para a direita, tocando no botão do volume, aumenta o som. Não existe rodinha mas um sensor táctil deslizante. Caso para dizer. Quero dois. Faça favor de servir.
O WILDCHARGE é outro acessórios inovador que dispensa fios e carregadores para WILDCHARGE
toda aquela série de dispositivos que deles necessitavam até agora, telemóveis, leitores de MP3 (b), Câmaras digitais e até para alimentar um Portátil. Basta colocá-los em cima de uma espécie de tapete com faixas metálicas, esse sim, ligado à corrente, e as diversa baterias são logo recarregadas. É necessário um pequeno módulo nas baterias para receber energia por indução electromagnética, estando também previsto o lançamento do mercado desses pequenos módulos para os dispositivos actuais. Uma comodidade que ninguém vai desprezar. Melhor ainda é o que se espera para breve com outro aparelho que carrega essas mesma baterias sem qualquer contacto e portanto por irradiação da energia aqté uma certa distância, isto é, pelo ar…
PEN DIVE DUCACI
Ducati é a vencedora do Campeonato Nacional de MotoGp. Pois a Sandisk, considerada entre as melhores marcas de Pens USB de 4 gigas com o formato do depósito de combustível das motas de competição, acabamentos do melhor que existe e uma rápida velocidade de transferência de 20 MB por segundo, de acordo com o nome que usa. Preço de 113 Euros dentro de pouco tempo no nosso mercado. Os adeptos do motociclismo (e não só) não a vão dispensar.
(a) - GPS (Ing.: Global Positioning System)
Sistema de posicionamento por satélite funcionando em todo mundo.
(b) (Ing. Motion Picture Experts Group, Audio Layer 3)
Formato de compressão de dados audio nascido em 1992 fundamentando – se em bases psicoacústicas como o Mini-Disc, por exemplo com um taxa (2) de compressão de 1 a 10 sem perda audível de qualidade sonora.
***********************************************************************************
VIGARICE - VÍRUS, saque de dinheiro e não só. -
Para: ..........@..........
Date: 27/09/2007 22:36
Subject: Fwd:
To:
----
Tudo é possível em vigarice, assim, informático bem informado vale por dois.
lrocha
Está circulando na internet uma nova fraude.... Roubam teu
Endereço Hotmail, mudam a senha e, através do Messenger e e-mail
Entram em contacto com todos os teus amigos, obviamente fazendo-se
passar
Por você, dizendo que você está com grandes problemas económicos e
que você
Precisa urgente de um empréstimo, pedindo que depositem o dinheiro
em uma determinada conta corrente, ou então pedem um nº de cartão de
crédito ou documento similar (REPITO, sempre no TEU nome, como se
fosse você. Alterando a senha você não terá como entrar nas
tuas mensagens para alertar aos teus contactos. Fale com todos os
seus amigos que NÃO ACEITEM o contacto Sonia_cabrilis de Hotmail porque é
um vírus que formata teu computador e se for aceito por algum contacto teu,
automaticamente você estará infectado! Edita e copia e envia esta mensagem
para todos os teus contactos! PRESTE MUITA ATENÇÃO!!! Como se não bastasse,
você pode receber um e-mail PowerPoint chamado "lá vida és bella" ("la vita
è bella") que aparentemente é inofensivo, mas, NÃO ABRA DE MANEIRA NENHUMA
E CANCELE-O IMEDIATAMENTE!!!! Se este arquivo for aberto, teu monitor te
mostrará uma mensagem que diz "já é tarde demais, a vida não é mais bela!".
Em seguida você perderá tudo o que tiver no computador e o remetente da
mensagem terá acesso ao teu computador em teu lugar, acessará seu e-mail e
tudo o mais! Este é um novo vírus que começou a circular na rede sábado
passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo virus! A UOL já
confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo.
O vírus foi criado por um hacker que se auto-define"o dono da vida" e o seu
objectivo é o de destruir os computadores domésticos para lutar contra a
Microsoft, por isso usa a extensão .pps. ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS
TEUS CONTATOS, ASSIM PODEREMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS!
*********************************************************************************
NAVEGAR É PRECISO
JAN2008
NAVEGAR É PRECISO
Quando Pessoa utilizou esta frase que nasceu da mente privilegiada de Petrarca, termo "preciso", ao contrário, como se julga, de algo que é necessário e está associado a técnica exacta.
Aqui aplicamos os dois significados. Para melhorar o conhecimento "navegar é preciso". Navegar pois na Internet e não só, utilizando as novas tecnologias.
Naveguemos pois na Internet e não só, utilizando as novas tecnologias.
Para melhor navegar quando transportamos o nosso portátil, a logitech lançou o nano, um mini-rato sem fios que usa um nano receptor, tão pequeno que depois de ligado à porta USB apenas fica a descoberto cerca de 6 mm. Liga-se
apenas uma vez e podemos esquecê-lo, pois não prejudica a arrumação do portátil na mala e o Nano estará sempre pronto a usar. A sua tecnologia laser proporciona um controlo do cursor mais suave em quase todas as superfícies e com ele se pode navegar por documentos longos a uma velocidade hiper-elevada.
Navegar melhor na estrada ou na cidade com um GPS. E o novo modelo de Via-Michelin lançado pela NET-BIT permite melhorar navegação, mais segurança e mais prazer e conforto, incluindo um leitor MP3. Com várias versões, entre o X960 para Portugal/Espanha (169 Euros) e o X980T para toda a Europa (€349), este com Bluetuth, mãos livres e ecrã panorâmico, existem outros 3 para todas as bolsas ou exigências.
Permitem definir etapas intermédias, avisar sobre Curvas Perigosas, aproximação de Escolas, Radares Fixos, etc. tudo com actualizações regulares. O nome Michelin é garantia de precisão nas informações e os célebres Guias Vermelhos (restauração e hotéis) e Verde (os mais importantes pontos turísticos com 30.000 fotografias) e a informação da previsão do tempo para os próximos cinco dias, garantem de facto uma navegação precisa. Além de tudo isto, se desejar planear a sua viagem no site da Michelin, pode depois sincronizar para o seu GPS o trajecto escolhido.
Mas há outros processos de navegar para entrar noutro mundo. O mundo do conhecimento é o que enche a famosa Enciclopédia Britânica, agora na edição de 2008 que acaba de
nos chegar às mãos.
Continua a ser a mais completa enciclopédia em língua inglesa. Um DVD que inclui os notáveis 47 volumes da edição impressa, com mais de 100.000 artigos, obras completas, clipes de áudio e vídeo, mapas mundiais actualizados. Incluindo a ciência, a política, o desporto, tem a vantagem de poder ser consultada de três modos diferentes, para adultoa, estudantes dos 10 aos 14 anos ou crianças dos 6 aos 10. Credível, eficiente e sempre actualizável, ficamos a conhecer os artigos do ano escritos por intelectuais, prémios Nobel e os melhores especialistas nas diversas matérias. Adquirida pela Internet, navegar nela… é preciso.
Gil de Montalverde
--
*************************************************************************************
FIGURAS
FIGURA1
Nenhum comentário:
Postar um comentário